sábado, agosto 22, 2015

Célula, unidade básica dos seres vivos.

Células, unidade básica dos seres vivos.
Células. Menor parte que nos compõe, depois das macromoléculas e átomos. Nela em que está guardado nosso DNA, material genético que determina quando crescemos nos desenvolvemos, até a hora de nossa morte. É sobre ela que eu irei falar hoje, querido leitor (a) alucinado por uma história, a que envolve a vida de cada um de nós.
Dentro de nosso corpo, há 100 trilhões de células, aproximadamente. Cada uma desempenha uma importante função, que é garantir o funcionamento do corpo humano. Dependendo do sexo (feminino ou masculino), possuímos células diferentes. O homem, por exemplo, possui: células musculares, células sanguíneas, célula óssea, célula nervosa e, principalmente, o célula reprodutiva masculina, conhecida simplesmente como espermatozoide. A mulher, porém, é uma cópia idêntica do homem, fora algumas questões físicas como seios, cabelos mais compridos... Mas principalmente a célula reprodutiva feminina. Ovário, nome popular.
O esperma, parecido com um girino, tem, assim como as células, núcleo e membrana celular. Porém, com acréscimos. Acrossomo, núcleo, cabeça, membrana celular, pescoço, centríolas, peças intermediárias, mitocôndrias, revestimento mitocondrial, cauda e peça final. Tudo isso faz parte de algo tão pequeno, que pode gerar uma vida. Isto é, vencendo a corrida dos espermas e achando o espaço certo para entrar no ovário...
!Curiosidade! A distância percorrida pelos espermas dos testículos do homem até o ovário da mulher é, em miniatura, à distância do planeta Terra até a Lua!
Já o ovário, tem como “vizinho” o útero, a tuba uterina, o colo do útero, o orifício interno do útero e o orifício externo do útero. Assim como associei o esperma com um girino, associo todo o útero como um cabrito (me desculpem se ofendi alguém com isso!)!
Células, geralmente, são formadas por:
Membrana: película semipermeável que envolve e protege a célula. Sua função é controlar a entrada e saída das substâncias que nela existem.
Citoplasma: localizado entre a membrana celular e o núcleo, é a maior porção da célula e é formada por uma porção gelatinosa. De modo geral, pode-se afirmar que o citoplasma é responsável pela nutrição da célula, já que transforma o alimento que nela penetra, assim como pelo transporte e armazenamento de substâncias no interior celular.
Núcleo: geralmente se encontra localizado no centro da célula e coordena todas as funções que ela tem. No interior do núcleo estão os genes, unidades hereditárias que contém as nossas informações genéticas.
Quando grupos de células semelhantes e com a mesma função estão reunidas, elas formam um tecido. Um conjunto de tecido s diferentes forma um órgão (coração, pulmão...). Um conjunto de órgão formam os sistemas (urinário respiratório...). Trabalhando em conjunto, eles formam o corpo humano, o indivíduo.
Nossa vida continua, mas se eu for citar tudo, fico até amanhã!

Obrigado principalmente a professora Marina Lopes Collet, um belo exemplo de ciência pura. Você deve ter mais de 110 trilhões de células para o conhecimento, não é? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espere que seu comentário seja moderado para poder vê-lo postado.
Obrigada por compartilhar sua opinião!