domingo, março 22, 2015

Onde Morar? Campo x Cidade

                      Onde Morar?
                   Campo x Cidade

Joana era uma jovem que, aos 19 anos, queria se separar dos pais e começar uma nova vida sozinha. Havia apenas um problema: não sabia se iria morar no espaço urbano ou no espaço rural. Na dúvida, Joana resolveu averiguar os prós e os contras dos dois espaços. Só assim poderia decidir. Começou analisando a cidade, pois tinha certa preferência por ela. Joana refletiu sobre o fato de a cidade ter supermercados, tudo fica perto, locomoção com rapidez, amigos perto, escolas de qualidade, segurança, saúde, área de lazer, rodovias e ruas asfaltadas, ciclovias, acesso facilitado à cultura (cinema, teatro, bibliotecas...), entre outras coisas.
    Em relação aos contras, Joana pensou em todos os exemplos de poluição (sonora, atmosférica, visual...), engarrafamentos, maior exposição à violências, construções irregulares (favelas), pouca vegetação, lixo na calçada e na rua, mau cheiro e esgotos (muitas vezes entupidos pela quantidade de lixo).
         Depois, Joana analisou o campo e concluiu que, dentre os prós, o campo se apresenta como um lugar silencioso, tranquilo, havendo contato com a natureza (era o que Joana queria), sendo possível plantar e colher, criar e cuidar dos animais, não ter vizinhos que a perturbassem e menos poluição afetando sua saúde.
Todavia, o campo não é perfeito. Havia também os contras, assim como: queimadas de florestas e matas para usar o terreno para cultivo, poluição da terra e da água devido ao uso exagerado de agrotóxicos, desmatamento de florestas para utilizar a madeira, erosão e voçorocas, sem contar da má distribuição de terras, o que, diante dela, precisaria haver uma reforma agrária no país (e no mundo).
Depois de fazer essa análise, Joana permaneceu na dúvida, pois começou a gostar não só do espaço urbano, como também da área rural, porque cada um tem seus prós e contras e nenhum lugar é perfeito.
Para resolver esta questão, Joana pede sua ajuda. Vamos ajudá-la?  

Obs.: Esse texto é resultado de um conteúdo de geografia, onde trabalhamos o campo e a cidade.