sexta-feira, dezembro 05, 2014

O Curupira e o Caçador.

                                   O Curupira e o Caçador



   Esta história conta sobre um caçador que ficou perdido em uma floresta, densa demais para poder sair. Quanto mais o caçador andava, mais se embrenhava na mata.A noite chegou, e não demorou muito para ele achar uma árvore, grande o suficiente para abrigá-lo de répteis e aracnídeos, como a cobra e a tarântula. Mesmo assim, como um bom caçador, ficou atento a qualquer ruído.
   No dia seguinte, o caçador continuou a caminhada, à procura de alimento e de água. Então, o caçador se lembrou de um aventureiro que ficou perdido no meio da mata por uma semana até o resgate chegar. Havia um boato correndo de que o aventureiro sobreviveu comendo frutas e tomando a água que chupava dos musgos encontrados nas árvores velhas e caídas. Depois de se lembrar disso, o caçador resolveu prestar mais atenção nas árvores velhas, tombadas e também nas frutíferas, pois pensou que isso poderia salvar a sua vida. E prestou tanta atenção que viu, em uma clareira, uma árvore enorme, e pensou que, com tamanha altura, era velha. E ele acertou. Nela, havia musgo para vender, alugar e se quisesse, para distribuir grátis na grande São Paulo. O caçador se aproximou da velha árvore e, nela, para seu terror, dormia o curupira. Por um tempo, o caçador ficou admirando seus dentes azuis, seu cabalo cor de fogo e, como diz a lenda, seus estranhos [mas bonitos] pés virados. O caçador não pensou duas vezes : correu em disparada para uma moita próxima, com intenção de se esconder e ver o que o curupira iria fazer. Em minutos, o curupira acordou e, com água na boca disse :
 -Sinto cheiro de humano. Não acredito! Pela segunda vez nesse dia, tenho me acordado com o cheiro de humano bem perto de mim! Não vejo razão para um ¨sangue-ruim¨ entrar na mata!!! Bom, pelo menos já tenho um almoço para hoje, e com esse ¨sangue-ruim¨ tenho garantido o jantar!
   O caçador, que não quis virar virar janta de curupira, e, mais uma vez, correu em disparada, sem descanso, até chegar em uma pequena vila, onde pediu carona para um caminhoneiro até a vila vizinha,onde morava. Quando chegou em sua casa, viu sua família, sentiu uma felicidade invadindo o peito, de forme que nunca acontecera antes. Ele tinha pensado que nunca mais veria sua esposa, seus filhos, seus parentes... Mas a lembrança desapareceu, pois foi recebido com festa e com um super almoço, preparado por os melhores cozinheiros da vila.
  Depois de pensar em sua aventura, o caçador se lembrou dos lindos dentes azuis do curupira, pensando em arrancá-los para mandar a esposa [que uma vez trabalhou como artesã] fazer um colar para sua filha mais velha. O caçador sabia do risco, mas a tentação foi mais forte : pegou seu martelo e se embrenhou de novo na mata, à procura do curupira. Quando o  achou, o curupira estava dormindo  ao tronco da mesma árvore anterior, com a boca aberta. O caçador aproveitou a oportunidade para martelar seus dentes, a fim de arrancá-los. E conseguiu.
   Quando chegou à sua casa, o caçador pediu para a mulher para fazer um colar e, quando estava pronto, presenteou sua filha. Porém, isso tinha um preço : na noite, enquanto ele estava dormindo, o curupira veio e, com um golpe de faca, tirou a vida do caçador, usando suas costelas para fazer seus novos dentes.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     

16 comentários:

  1. Olá, querida filha!
    Parabéns pela iniciativa do blog! Continue sempre sendo essa menina leitora que tu és. Isso manterá sempre teu cérebro saudável. Que bom mostrares a todos os teus exercícios de escrita, o que mostra que escrever textos não é um "bicho-de-sete-cabeças", sendo que todos são capazes, bastando começar!
    NEOQEAV - Não Esqueça o Quanto Eu Amo Você!

    Mamãe Eliane

    ResponderExcluir
  2. Olá, querida filha!
    Deixo aqui gravado no seu Blog,um pouco daquilo que você merece, e alguns elogios. Sabes que o teu empenho e dedicação com as leituras estão te colocando acima das nossas expectativas, sempre me surpreende com boas idéias e novas iniciativas. O teu sucesso vai ser pleno, e isso faz de ti, essa filhona muito legal e vivaz. A tua história me encanta e me faz querer crescer e melhorar como pai e pessoa, e que espero poder estar sempre do seu lado pra tudo. Beijos.
    Papai Felipe

    ResponderExcluir
  3. Olá, Bianca!
    Adorei tua história e principalmente a iniciativa de publicá-la, pois só assim mais e mais pessoas terão a oportunidade de lê-las também. Espero outras publicações...
    Parabéns.
    Beijo.
    Profª Lisane Segatto

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado, professora Lisane!
    Claro, terá mais publicações... Criei o blog e postei o texto na sexta passada, tudo no mesmo dia! Ando com uma rotina meio corrida... Agora, no fim das aulas, a minha professora inventou fazer uma coisa sobre o período da lua, tema de português, prova para corrigir, gráfico de matemática para fazer...
    Mas posto, sim. Conversei com meus pais e decidi que vou fazer as postagens a cada semana, ou seja, na sexta que vem.
    Obrigado pelo comentário! Estou tentando divulgar o blog pela escola, mas não está fácil! Sabe como é... Minhas colegas preferem blogs de fofoca em vez de blogs de textos! Ninguém se interessa muito...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bianca, infelizmente isso é comum hoje em dia. Mas não desanime, viu? Farás ainda mais amigos com os teus lindos textos!

      Excluir
  5. Bianca, procure não se abalar com comentários maldosos. Siga o teu objetivo. No futuro, quando estarás cursando um doutorado, verás que valeu a pena.
    Beijo grande!
    Profª Lisane

    ResponderExcluir
  6. Eu sei, valerá a pena... E eu não vou me deixar abalar com meninas da minha idade que mal-e-mal sabem quanto é 9x9!
    Agradeço de novo o seu gentil comentário!
    Abraços, Bianca.
    PS: Como vão seus cachorros? Achei eles muito fofos e peraltas quando os vi!

    ResponderExcluir
  7. Olá Bianca!
    Bela iniciativa.. muito legal seu blog..
    Parabéns!! Continue assim.
    Bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Íris... Quanto tempo! Muito obrigado, amiga!
      Só tem uma coisa... Minha mãe me disse que nos veremos brevemente, mas eu não consigo me lembrar da música ¨todos eram clips¨... Me ensina de novo? Beijo da Bia!

      Excluir
  8. Oi Bia!
    Que linda história, que lindo texto!
    Eu sei que por enquanto estás escrevendo os teus textos por causa do incentivo da tua mãe e que, algumas vezes, é um pouco chato ter que "obedecer" o que ela pede. Mas se queres um conselho, faça esse blog crescer, poste aqui os teus textos, poemas, componha letras de música, desenhe, fotografe e deixe isso aqui lindo!
    É que transformar-se em um adulto que sabe escrever e usar a palavra para encantar os outros é uma coisa muito legal. Muitas vezes, as palavras conseguem dizer coisas que a gente não consegue falar com a boca... então, quem escreve tem mais um jeito de dizer para os outros o que pensa!
    Olha, eu entro em férias na segunda-feira, e terei mais tempo para te acompanhar aqui. Com tempo quero te mostrar um pouco das coisas que escrevo, tá?
    Beijos, saudades! Quero que vocês venham morar mais perto pra poder te visitar novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Kathia, amigona...Como vai???
      Obrigado pelo comentário! E eu não criei esse blog porque minha mãe exigiu... Criei esse blog com a intenção de compartilhar meus textos(que são inúmeros) com outras pessoa inteligentes como você!
      Beijo, Kathia! Tudo de bom!!!!!!!!

      Excluir
    2. Obrigada pelo 'inteligente'! Fico feliz que seja uma vontade tua. Na tua idade, eu também gostava muito de escrever e continuo gostando muito. Escrevia muitas cartas, para pessoas que não conhecia pessoalmente, mas que colocavam seus endereços em revistas para que outras pessoas escrevessem para elas. Hoje em dia existe a internet e as cartas ficaram um pouco esquecidas, mas ainda tenho amigas na internet que conheci através de cartas, muitos e muitos anos atrás!
      Beijos, vou ficar te acompanhando!

      Excluir
  9. Parabéns Bianca. Ouvi falar dos seus textos e resolvi acompanhar seu trabalho no blog. Textos fantásticos! Apesar de sua pouca idade escreve muito melhor que vários "marmanjos" que existem por ai. Vou acompanhar sempre que possível seu trabalho. Sucesso menina!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Minha idade (9 anos) não vai me impedir de escrever textos decentes. Muito obrigada mesmo! E será um prazer ter mais alguém para seguir meus textos... Não tenho palavras para expressar o meu sentimento!

      Excluir
  10. Ola Bianca ! Parabéns , que coisa linda sua iniciativa, criatividade e imaginação.

    Que Deus ilumine sempre essa tua " cabecinha ", e continues sendo essa
    " criaturinha " tao doce e tao meiga.
    Um beijo no teu coração.Sonia Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sonia! Muito obrigado! Como vai? E a piscina daí, tudo certo com ela?
      E a La Locanda, continua hospitaleira? Tô com tantas saudades...
      Beijos da Bia!

      Excluir

Espere que seu comentário seja moderado para poder vê-lo postado.
Obrigada por compartilhar sua opinião!